Tratamentos
O Núcleo de psiquiatria do Grupo Recanto está apto a tratar uma série de transtornos psiquiátricos.
Do diagnóstico ao tratamento, oferecemos um conjunto de abordagens terapêuticas aptas a atender com as seguintes especialidades:
Depressão
A depressão (CID 10 – F33) é uma doença psiquiátrica crônica que tem como sintoma: tristeza profunda, perda de interesse, ausência de ânimo e oscilações de humor. Muitas vezes é confundida com ansiedade e pode levar a pensamentos suicidas. Assim, é essencial diagnosticar a doença e iniciar acompanhamento médico especializado.
Transtorno psicótico
Os transtornos psicóticos são definidos como a incapacidade de distinguir entre a experiência subjetiva e a realidade externa, ou seja, existe uma perda de contato com a realidade. Há vários subtipos de psicoses, no entanto, a pessoa que atravessa uma crise psicótica pode ter alucinações, delírios, mudanças comportamentais e pensamento confuso.
Psicogeriatria
A psicogeriatria é a área da psiquiatria que trata da saúde mental do idoso, considerando as especificidades clínicas e mentais, além dos aspectos emocionais e cognitivos associados ao envelhecimento.
Rebaixamento cognitivo
O rebaixamento cognitivo é um processo que envolve a diminuição de algum aspecto ligado à aquisição do conhecimento, acontecendo um conjunto de reações patológicas. Essa manifestação psíquica possui relação com aspectos cognitivos, como pensamento, memória, percepção, atenção, linguagem e aprendizagem.
Transtorno de humor
Os transtornos do humor são transtornos de saúde mental nos quais as alterações emocionais consistem em períodos prolongados de tristeza excessiva (depressão), de exaltação excessiva ou de euforia (mania), ou ambos. A depressão e a mania representam os dois extremos opostos, ou polos, dos transtornos do humor.
Internação psiquiátrica
A internação psiquiátrica é um tipo de tratamento para indivíduos acometidos por transtornos mentais, comorbidades ou dependência química, que tem por objetivo tirar esse paciente da crise, na ocasião em que podem colocar tanto a sua vida em risco quanto a vida de outras pessoas.
Residência terapeutica
A casa de recuperação, como o nome sugere, é um espaço de reabilitação do dependente químico. Como tal, representa uma das saídas mais completas no tratamento de indivíduos com histórico de uso abusivo e contínuo de álcool e drogas. Isso porque, além de tratar do vício em si, oferece todo o suporte necessário para que o paciente retome o controle da sua vida e tenha um processo de reinserção na sociedade mais tranquilo e duradouro.